Guia Definitivo Copa do Mundo Rússia 2018 – Final Último Update do nosso guia definitivo com o palpite para a Final!

12 de julho de 2018

Após um mês de futebol, chegamos à final da Copa do Mundo da Rússia. De um lado a França, que desde o início era considerada uma das favoritas, do outro a Croácia, uma surpresa do ponto de vista da tradição do futebol, porém já era apontada com um time com potencial para ir longe na competição.

De modo geral assistimos jogos que podem não ter apresentado o melhor futebol do ponto de vista mais romântico, porém, tivemos algumas boas surpresas. A média de gols atual é de 2,68, o que significa um centésimo melhor que as melhores médias de copas com 32 seleções (1998 e 2014, resultado sem contar com um 7×1 para subir a média). Outra boa notícia foi o baixo número de 0x0, até o momento temos apenas uma partida com este placar, como comparação, a Copa de 2010 teve 6 empates pelo placar mínimo neste mesmo momento.

Em uma Copa em que as figurinhas carimbadas do prêmio de melhor do mundo não brilharam, o prêmio de melhor jogador parece ainda estar em aberto para os últimos jogos. Do lado francês Mbappé parece ter garantido o prêmio de jogador jovem e uma grande aparição na final poderia garantir o prêmio individual máximo. Kanté também poderia ser reconhecido por sua grande competição, é hoje o melhor volante do mundo. Já do lado croata, Modric fez grandes partidas contra Argentina e Inglaterra e desponta como um dos melhores do torneio.

Toda esta história será concluída no próximo fim de semana, a seguir nossas análises e palpites para a última rodada e já deixamos o convite para acompanhar nossos palpites da Copa de 2022, até porquê, o Catar é logo ali!

 

Bélgica x Inglaterra

Saint Petersburg Stadium

14-Jul-2018 / 11h00

A seleção belga fez uma grande Copa do Mundo, venceu suas cinco primeiras partidas e ao derrotar o Brasil conseguiu sua vitória de afirmação. Talvez tenha faltado um pouco mais de organização (tão vista no jogo das quartas de final) para derrotar a França e atingir sua primeira final de Copa. De qualquer forma, a Bélgica se provou no mundial (ao contrário de suas campanhas no Brasil em 2014 e na Euro de 2016) e mostrou o melhor trio de ataque da competição. Não é exagero imaginar que o time é um dos favoritos para próxima Eurocopa que será realizada em 2020 (seguindo o caminho de outras seleções europeias que não atingiram o título mundial mas cresceram até conquistar o continente como Holanda, Dinamarca e Portugal).

Do outro lado a Inglaterra superou suas próprias expectativas, antes do mundial dificilmente os ingleses acreditariam que atingiriam as quartas de final. A seleção mostrou-se muito bem treinada por Gareth Southgate (e seu colete indefectível) e extremamente competitiva. Outra boa notícia é que a média de idade dos jogadores é baixa (25,6 anos) e uma nova safra que ganhou tudo na base vai ser agregada na seleção inglesa que promete finalmente atingir a elite do futebol de seleções.

De maneira geral a disputa do terceiro lugar costuma apresentar times menos preocupados e que buscam mais o gol. A expectativa por gols de Kane e Lukaku é grande e esta disputa pode tornar o jogo muito agradável de se ver.

Palpite: Bélgica

 

França x Croácia

Luzhniki Stadium Moscow

15-Jul-2018 / 12h00

Há 20 anos França e Croácia se encontravam pela primeira vez em uma Copa do Mundo. A França dona da casa enfrentava o então azarão daquela competição. O placar? Um interessante 2×1 de virada para França que garantiu a primeira final dos Bleus.

Duas décadas depois as duas seleções encontram-se novamente. Ambas equipes possuem bons jogadores, principalmente no meio de campo, entretanto a França demonstra ter mais opções de banco caso precise mudar o jogo.

Outra vantagem da seleção francesa é o fato de não ter disputado nenhuma prorrogação, contra uma Croácia que precisou do tempo extra nos três confrontos eliminatórios. Alia-se a isto o fato de ter possuído um dia a mais de descanso, o que pode dar uma grande vantagem física ao time franco.

A Croácia tem ao seu favor o poder de reação e controle emocional que demonstrou nas fases anteriores. Após sair atrás do placar em três oportunidades, os croatas não perderam a calma em momento nenhum e buscaram duas classificações nos pênaltis (com Subasic inspirado) e a virada na semifinal.

A expectativa é de um jogo muito equilibrado, uma vez que ambas as seleções buscam controlar o jogo à suas maneiras. Um gol no início da partida pode tornar o confronto um pouco mais aberto, mas dificilmente veremos um placar com muitos gols. A grande expectativa é por quem poderá desiquilibrar o confronto: seria um figurão como Modric, Mbappé, Griezmann… Ou podemos ter uma surpresa como o primeiro gol de Giroud?

Palpite: França

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *