Dica de Podcast: Presidente da Semana Projeto da Folha conta a história da nossa efervescente democracia.

9 de setembro de 2018

Há uma semana o país perdeu o que talvez fosse o maior exemplo da memória nacional brasileira: o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O motivo do talvez na frase anterior cabe à falta de conhecimento do brasileiro comum de sua história, passado e museus. Muitos só descobriram a existência do Museu Nacional e do seu rico acervo quando já era tarde demais, e destes, grande parte não deu importância nenhuma ao fato.

A falta de interesse pela História da nação fica ainda mais exposta durante o período eleitoral, não conhecer o passado permite que candidatos, inaptos até ao cargo de presidente de grêmio estudantil, ganhem cada vez mais adeptos ao utilizar uma retórica que nega grandes problemas pelos quais já vivemos como a falta de representatividade na política e períodos de ditadura com uso de repressão e tortura (períodos, no plural mesmo).

No meio deste deserto de interesse pela memória política brasileira, o podcast Presidente da Semana é um oásis de informação. O projeto da Folha é liderado pelo jornalista Rodrigo Vizeu (@rodrigovizeu), responsável pela pesquisa e apresentação dos programas, e por Victor Parolim, responsável pela edição de som. A proposta do podcast é apresentar todos os presidentes brasileiros desde a proclamação da república com Marechal Deodoro da Fonseca até o presidente que será eleito em outubro deste ano.

O formato é baseado no podcast produzido pelo jornal americano The Washington Post durante a eleição presidencial dos Estados Unidos em 2016. Semanalmente, às segundas-feiras, um programa é lançado conta a história de um ou mais presidentes (dependendo do período de mandato e relevância dos mesmos). O primeiro post foi realizado em abril e o último será logo após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais.

Deodoro do Fonseca: A República nasce em um golpe.

Destaca-se o formato do podcast que se baseia em mini documentários que contam a história de cada líder da república, sempre auxiliado por entrevista de especialistas nos períodos de governo abordados. Diversos relatos históricos são utilizados na produção dos episódios, sejam discursos (que ora são encenados pelos produtores, ora são reproduzidos com o áudio original) ou até mesmo músicas de campanha e marchinhas de carnaval que dão um ar de relato cultural ao projeto.

 Esta maneira de produzir o conteúdo é ainda muito pouca utilizada na comunidade podcast brasileira e apresenta um meio muito interessante de informar-se sobre o tema abordado. Mais uma vez a mídia destaca-se em apresentar um assunto com qualidade singular e que dificilmente é encontrado nos meios de comunicação mais populares.

Durante os episódios podemos começar a entender melhor como nosso sistema político atual é moldado por mais de um século de articulações dos seus homens poderosos. Logo nos primeiros episódios percebemos o conteúdo rico sobre a Primeira República, também conhecida como República do Café com Leite, que muitas vezes é deixada de lado nas aulas de história. Sai o estigma dos presidentes parecidos e com bigode, para mais de quarenta anos de articulações dos primeiros governantes da república.

Getúlio Vargas: Trabalhadores do Brasil, vocês já ouviram podcast?

Fatos que aprendemos nas salas de aula, muitas vezes com educadores não muito entusiasmados, ficam mais simpáticos no formato apresentado, desta forma a compreensão torna-se mais fácil e interessante. Ao ouvir os contextos e efeitos das ações de cada governante, é difícil não notar o paralelo do passado com o presente. Afinal de contas, ao sermos apresentados à Revolta da Vacina aprendemos que não é de hoje que pessoas inventam as mais mirabolantes teorias para boicotarem as vacinas. Diversos outros eventos nos permitem fazer estas comparações, tornando a experiência do podcast viciante: como a popularidade de Prudente de Moraes que aumenta após um atentado, a maneira “tucana” de governar de Washignton Luís e o Getulismo que inspira outros “ismos” de presidentes mais recentes.

Em resumo, Presidente da Semana é uma grande recomendação para quem quer conhecer o passado, criar um senso crítico com relação à política brasileira ou apenas se entreter com a rica história do Brasil. O formato documentário é de longe um grande acerto e mostra que cada vez mais a criação de conteúdo em podcast está amadurecendo no Brasil. Aproveite que ainda há tempo para ouvir todos os episódios até as eleições e evite cair na armadilha da ignorância ao ouvir o canto da sereia do seu candidato favorito que quer te vender um erro antigo com uma embalagem nova!

 

Podcast: Presidente da Semana

Quando: Toda Segunda-Feira

Onde: Feed, aplicativos de streaming e site da Folha.

Um comentário

  • Fábio Pereira 10 de setembro de 2018em19:21

    Excelente idéia além de ser uma forma bem legal de conhecermos um pouco mais de como chegamos até aqui politicamente falando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *